Detalhe da notícia

05 de Maio de 2023

Caminhamos em direção à sustentabilidade

O nosso progresso em direção à responsabilidade ambiental será feito através de ações positivas com cada pessoa individualmente.
Caminhamos em direção à sustentabilidade

Andrew Coulsen, CEO, Spandex Group


Os eventos climáticos extremos que temos vivido no mundo ao longo de 2022, têm nos relembrado do impacto das mudanças climáticas e da necessidade urgente de agir rapidamente pelo futuro do nosso planeta.


Como líder empresarial, levo a sério a minha responsabilidade de promover mudanças positivas na Spandex. Desde que entrei na organização em 2021, tenho trabalhado em estreita colaboração com a equipa de liderança e com o nosso chefe da sustentabilidade, de forma a explorarmos medidas positivas que possamos adaptar e definir um caminho nesta direção.


Quando fizemos o rebranding em maio de 2022, um dos nossos objetivos com o novo logótipo era aspirarmos por uma economia circular. Ou seja, pretendemos encontrar formas de reciclar e reutilizar os materiais que fabricamos e distribuímos. Também queremos ter um compromisso firme no fornecimento e desenvolvimento de produtos e soluções ambientalmente responsáveis que irão ajudar os nossos clientes a construírem negócios mais sustentáveis.


Este não é um caminho fácil para qualquer empresa, mas é essencial. No caso da Spandex, reconhecemos que, muitos dos nossos materiais são feitos de plástico, por isso estamos conscientes do impacto ambiental. No entanto, sabemos que os nossos produtos podem oferecer benefícios de sustentabilidade para os clientes. Por um lado, as películas decorativas podem desempenhar um papel na minimização do uso de matérias-primas na arquitetura e decoração de interiores. Por outro lado, os materiais funcionais, como películas de proteção solar para janelas, podem ajudar os clientes a reduzir o consumo de energia. Os argumentos raramente são preto ou branco.


Distribuímos uma ampla gama de produtos, tanto de marcas parceiras, como de marca própria. Por isso, o nosso caminho para a sustentabilidade está diretamente interligado com as marcas cujos materiais e equipamentos comercializamos. Aplaudimos os nossos parceiros pelo seu próprio esforço: muitos estão a fazer grandes progressos nesta área.


No caso dos produtos de marca própria, consideramos a sustentabilidade no design e no desenvolvimento, por exemplo, usando PET reciclado em alguns dos produtos têxteis. Temos total controle sobre as matérias-primas que utilizamos, optando por comprar localmente ou regionalmente sempre que possível.



Lançamento do ImagePerfect EverGreen

 


Este ano foi um marco extremamente importante no nosso progresso ambiental, com o lançamento do ImagePerfect EverGreen. Esta é uma gama de filmes de marca própria, para impressão e sinalização, 100% livre de PVC e que utiliza um adesivo à base de água e sem solventes.


Criado e produzido pela Eikon, o espaço de desenvolvimento e fabricação de produtos do Grupo Spandex. O IP EverGreen oferece às empresas de comunicação visual uma alternativa ao PVC, com uma abordagem holística da responsabilidade ambiental, desde o liner até ao adesivo e à embalagem do produto.


Como tinha comentado quando voltei da FESPA 2022, sabemos que os nossos clientes de comunicação visual têm procurado por soluções que os ajude a si e aos seus clientes, a optar por escolhas mais responsáveis a nível ambiental. Por isso, queremos estar mais preparados para os apoiar.


De momento, o ImagePerfect EverGreen está disponível para clientes em todo o mundo através da rede de distribuição Spandex. Esta gama tem preços competitivos face às alternativas convencionais baseadas em PVC, para que os fabricantes de sinalização e produtores gráficos possam fazer a escolha acertada sem entrarem na discussão do custo.



Passos positivos

 


Além desta grande inovação no produto, também temos dado alguns passos realmente positivos nas nossas operações. Por exemplo, 47% da eletricidade utilizada no nosso negócio é proveniente de fontes de energia renovável. Além disso, o nosso plano de investimentos prevê uma instalação de painéis solares em algumas das nossas instalações, o que diminuirá ainda mais a nossa dependência dos combustíveis fósseis.


Na Suíça, onde é a sede da empresa, estamos a compensar o carbono utilizado pelas nossas empresas de distribuição e da nossa logística, mas pretendemos ir muito mais além. No Reino Unido, onde está localizada a nossa fábrica, estamos a minimizar conscientemente as entregas entre a fábrica e o armazém, de forma a reduzir a pegada de carbono.


Também temos estado a analisar, de forma ativa, as nossas emissões de gases de efeito de estufa, o desperdício de água e a forma como a utilizamos. Estas ações irão permitir-nos definir uma linha de base e identificar onde podemos melhorar.



Ações individuais, compromisso coletivo


Em última instância, a sustentabilidade não é sobre números e metas – é sobre pessoas. O primeiro pilar da nossa estratégia de sustentabilidade reconhece que os funcionários são o nosso maior ativo, consagrando a sua saúde e bem-estar como uma das principais prioridades do negócio.


Assim, com um investimento considerado em formação e uma forte liderança pelo exemplo, todos os nossos funcionários poderão ser agentes na mudança, fazendo pequenas alterações diárias em casa e no local de trabalho.  Os trabalhadores também podem alertar quando encontram uma forma de melhorar os procedimentos.


O nosso progresso em direção à responsabilidade ambiental não será feito através de declarações e políticas, mas com as ações positivas com cada pessoa individualmente.




Autor – Andrew Coulsen

Andrew Coulsen é o CEO do Grupo Spandex, um dos principais distribuidores mundiais de soluções para a industria gráfica, car wrapping, sinalização e arquitetura e decoração.