Detalhe da notícia

01 de Agosto de 2022

Uma boa ideia: Reduzir os custos de energia usando Películas de Controlo Solar

Por Holger Geiser, Especialista em Películas de proteção de vidros para Edifícios.

A redução da pegada de carbono e o aumento dos custos de energia são duas preocupações globais que veem acentuar a necessidade de limitar o uso intensivo do ar condicionado para arrefecer os edifícios. As películas de proteção solar oferecem uma solução prática, acessível e durável para escritórios, comércios, escolas e habitação.


As Películas de Proteção Solar aplicadas em janelas, fachadas de lojas e fachadas de vidro podem desempenhar um papel importante na redução da quantidade de calor e luz que entram num edifício, rejeitando até 86% da radiação total de energia solar e mantendo níveis satisfatórios de luz natural. Chamamos isso de “arrefecimento passivo” e pode em média reduzir as temperaturas internas entre 3,5°C e 12°C, dependendo de variáveis como o isolamento existente do edifício, o tamanho da área envidraçada, a película solar escolhida e o clima local.

 


Os principais benefícios para os proprietários dos imóveis são:

 

 

Redução de até 30% no consumo de energia.


O impacto nos custos de funcionamento de um edifício pode ser substancial. O potencial de economia de energia consumida com o ar condicionado pode chegar a 30%, dependendo da película solar escolhida e do clima da região. Como? Reduzindo os ciclos de arrefecimento dos sistemas de ar condicionado e reduzindo o nível de energia necessário para o arrefecimento. Os custos de manutenção dos sistemas de ar condicionado também serão reduzidos.

E o retorno do investimento da instalação de películas de proteção solar? É rápido. Uma instalação típica no piso térreo de cerca de 25m2 de película de proteção solar exterior pode custar ao cliente final entre €1600 e €3000 dependendo do tipo de película, incluindo a instalação. Esse gasto pode ser recuperado em três anos por meio da redução dos custos de climatização – potencialmente mais rápido, se os custos de energia continuarem a aumentar às taxas atuais.


Melhoria do bem-estar e da produtividade 

 

As Películas de proteção solar e as películas de proteção UV filtram os raios UV agressivos, o que é um benefício adicional para proprietários e ocupantes. Além de diminuir as temperaturas internas, as Películas de Proteção Solar eliminam pontos quentes e minimizam o brilho nos écrans, melhorando o conforto, com consequências positivas para a saúde, bem-estar e produtividade. A um nível prático, as películas de proteção solar e as películas de proteção UV também atrasam o efeito do desbotar de móveis, carpetes, revestimentos de parede, prolongando sua vida útil e, assim, reduzindo os custos e o desperdício de uma reforma.



Proteja-se dos raios UV nocivos com películas de proteção UV

 

 

Uma boa oportunidade de crescimento para rotulistas, produtores gráficos e instaladores


Os filmes de controlo solar, dependendo do tipo, podem ser aplicados e removidos em praticamente qualquer superfície de vidro por um instalador com experiência na aplicação de grafismos autocolantes. A procura por estes filmes funcionais de “controlo climático” está a crescer ano após ano, à medida que as condições climáticas vão mudando e são reconhecidos os benefícios económicos do seu uso. Ao mesmo tempo, os governos de muitos países estão a impor metas mais ambiciosas de redução de carbono, com os edifícios entre as prioridades de melhoria. Portanto, as Películas de Proteção Solar oferecem uma oportunidade de crescimento lucrativo e de alta margem para empresas de comunicação visual usando as ligações a gestores imobiliários, arquitetos e designers.


Produtos de qualidade e suporte especializado

 

Na Spandex, oferecemos uma ampla seleção de Películas de Proteção Solar, cobrindo uma enorme variedade de características estéticas e de desempenho. Empresas de remodelação, rotulistas e instaladores gráficos têm assim acesso a uma ampla variedade de filmes de alto desempenho para aplicar em projectos de reformulações ou novos projetos de construção, para todos os tipos de clientes, desde grandes empresas até residenciais. Se é pouco experiente com a utilização dos produtos de proteção solar para janelas, podemos apoiá-lo no desenvolvimento do projeto, na escolha do produto e na sua aplicação de modo a entregar um excelente resultado ao seu cliente.


Conheça a nossa gama de películas de proteção solar!   


 

Autor – Holger Geiser

Holger Geiser tem 30 anos de experiência em “Windows Films”, que ele usa para ajudar os clientes da Spandex a aproveitar as oportunidades de crescimento com filmes funcionais e de proteção solar. O Holger oferece aos rotulistas, produtores gráficos e instaladores uma compreensão profunda desses produtos especializados e suas aplicações, apoiando as empresas de comunicação visual para desenvolver fluxos de receita adicionais nos mercados de arquitetura e de construção.